ALE aprova projeto que obriga logística reserva para cápsulas de café em Alagoas

ALE aprova projeto que obriga logística reserva para cápsulas de café em Alagoas

Nesta terça-feira (17), durante sessão ordinária, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização da logística reversa pelos produtores e comerciantes de café produzido em cápsulas no Estado de Alagoas.

O PL é de autoria do deputado estadual Davi Maia (DEM), que tem como uma das principais bandeiras de mandato o desenvolvimento sustentável; que alinha o crescimento econômico com o cuidado com o meio ambiente.

“Este é um mercado em expansão no Brasil e no mundo, mas falta ao produto uma qualidade importante: a sustentabilidade. Precisamos pensar no consumo consciente. Geramos resíduos que vão para algum lugar, eles não desaparecem. Lembro que as indústrias e os estabelecimentos comerciais poderão atuar em parceria com cooperativas ou associações regulares de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis”, explicou o deputado.

Os supermercados e hipermercados deverão disponibilizar recipientes apropriados para o descarte adequado, que ficarão localizados no estabelecimento e servirão como ponto de recebimento das cápsulas de café utilizadas pelos consumidores.

A indústria produtora deverá disponibilizar os meios necessários para a coleta de cápsulas de café descartadas nos recipientes localizados nos estabelecimentos com a finalidade de reciclagem ou destinação ambientalmente adequada ao material descartado.

Agora, a matéria segue para a sansão do governador.

Compartilhe:

Deixe uma resposta