Irmão de secretário de Saúde de Alagoas fura fila de testes da covid-19 “por ser autoridade”

You are currently viewing Irmão de secretário de Saúde de Alagoas fura fila de testes da covid-19 “por ser autoridade”

Na semana em que se acumulam 3.212 casos e 187 mortos pela covid-19, e quando leitos de UTI para tratar a covid-19 superaram o percentual de 70% de ocupação, o prefeito de Marechal Deodoro (AL), Cláudio Roberto Ayres da Costa, o “Cacau Filho” (PSD), foi favorecido pela condição de autoridade pública para agilizar sua testagem no Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen/AL), na última terça-feira (12). O político é irmão do secretário de Saúde do governo de Renan Filho (MDB), Alexandre Ayres, cuja pasta confirmou a concessão do privilégio ao prefeito, que recebeu em apenas 24h o resultado positivo para a covid-19.

Ao divulgar o resultado nas redes sociais, na quarta-feira (13), o político relatou que teve “o corpo febril”, fez teste rápido com resultado negativo na semana passada, e ao fazer uma tomografia na segunda-feira (11) foi detectado “um pequeno comprometimento no pulmão”, por isso fez o teste na terça-feira (12). Até esta sexta-feira (15), o prefeito cumpre isolamento em casa e segue recomendações médicas. Felizmente para sua saúde, seu quadro de saúde teve e ainda tem características bem diferentes das elencadas pela direção do Lacen como critérios de prioridade para a realização dos testes.

A dimensão do privilégio concedido a Cacau Filho é evidenciada pelos números dos boletins epidemiológicos emitidos pela pasta de seu irmão do secretário. No dia em que o Lacen emitiu o resultado do teste de Cacau Filho, havia em Alagoas 1.253 casos suspeitos de pessoas, que vivem a angústia da fila de espera pelo diagnóstico de testes realizados ou ainda agendados. Nesta sexta, dois dias depois, o estoque de casos suspeitos subiu para 1.624.

Ainda assim, a Secretaria de Saúde de Alagoas respondeu ao Diário do Poder que tal testagem “em nada atrapalhou o fluxo de 200 exames/dia realizados pelo Laboratório Central de Alagoas”.

Para quem tem prioridade de acordo com suas condições de saúde, a previsão de receber o resultado do exame da covid-19 é de até 48 horas. Mas como a procura aumentou esse prazo está sendo extrapolado para a população.

Regalia denunciada e minimizada

A pasta comandada pelo irmão do prefeito vê com naturalidade o privilégio concedido ao prefeito, por se tratar de uma autoridade: “A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres da Costa – Cacau, apresentou os sintomas semelhantes ao Covid-19 e, por se tratar de uma autoridade pública do município com o segundo maior número de casos do novo coronavírus em Alagoas – são 72 casos com seis mortes até esta sexta-feira (15), foi solicitada à direção do Lacen a realização do teste PCR”, disse a nota enviada para a reportagem.

A conclusão é bem diferente da exposta pelo gerente do Lacen, Anderson Leite, quando alertou sobre os casos que devem ser priorizados nos testes para diagnosticar a covid-19.

“É preciso usar da forma mais responsável possível, quando eu realizo coleta de um paciente que naquele momento não tem como critério a realização do exame RT-PCR (exame utilizado para diagnóstico da Covid-19) eu estou utilizando um material que poderia ser usado na UTI ou de quem está num leito de retaguarda clínica, que é um paciente que precisa de um cuidado mais avançado do que aquele que pode ser acompanhado ambulatorialmente”, disse o gestor do laboratório estadual, em entrevista à TV Gazeta, na terça-feira (13).

Os privilégios para a testagem para o novo coronavírus já foram denunciados pelo deputado estadual Davi Maia (DEM-AL), que acusou o governo de Renan Filho de promover “politicagem dentro do Lacen”.

“Enquanto isso, pessoas comuns, que não estão na lista, contaminam outras pessoas sem saber que estão com o vírus. Tenho em mãos pelo menos três exames positivos que comprovam o que estou falando. São pessoas que demoraram de 15 a 30 dias para saber do resultado e ficaram disseminando o vírus em todo o Estado, tudo isso por ingerência política no Lacen”, afirmou o parlamentar em pronunciamento na ALE no fim de abril.

A Secretaria de Comunicação de Marechal Deodoro disse ao Diário do Poder que não conseguiu obter respostas do prefeito Cacau Filho para os questionamentos enviados pela reportagem.

Veja matéria completa aqui

Compartilhe:

Deixe um comentário