Deputados aliados criticam Renan Filho por suspensão de programas de alimentos

You are currently viewing Deputados aliados criticam Renan Filho por suspensão de programas de alimentos

Coube aos próprios deputados que integram a bancada palaciana na Assembleia Legislativa a dura cobrança para que o governador Renan Filho (MDB) dê a atenção merecida aos pequenos agricultores do interior de Alagoas. Durante a sessão plenária desta quarta-feira (15), os parlamentares da base criticaram a omissão do chefe do Executivo estadual na manutenção dos programas do Leite e de Aquisição de Alimentos (PAA).

Eles estavam discutindo a indicação do deputado Paulo Dantas (MDB) para apelar ao governador e à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) que realizassem, com a maior brevidade possível, a ampliação das famílias atendidas, em percentual mínimo de 50%, pelo Programa do Leite, firmado entre o órgão estadual em parceria com o Governo Federal.

Dantas explicou que tem feito cobranças diretas a Renan Filho e ao secretário de Agricultura de Alagoas para fortalecimento e recuperação do referido benefício, que não faz repasse aos produtores desde janeiro último. As reclamações também partem, segundo o parlamentar, da bancada federal alagoana. Ele citou, inclusive, o trabalho incansável, em Brasília, feito pelo senador Fernando Collor (PROS) e pelo deputado Marx Beltrão (PSD), para tentar viabilizar a iniciativa em Alagoas.

“Sem o Programa do Leite, a cadeira produtiva no Sertão está fadada ao fracasso, já que 80% da produção é feita pelo pequeno agricultor, pela agricultura familiar. Faço, portanto, um apelo, para que o governo entenda que o programa é importante para a economia, faz com que as pessoas permaneçam no campo, tenham renda e gere empregos”, afirmou Paulo Dantas. Segundo ele, o pedido ao governador, nesta oportunidade, é para que o programa seja ampliado em mais 50%, no mínimo. 

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB), também aliada do governador e integrante do Conselho do Fecoep em Alagoas [Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza], informou que o colegiado aprovou, em julho do ano passado, projeto da Seagri com vigência de um ano para ampliar a cobertura do Programa do Leite. No entanto, ela explica que, deste total, R$ 15 milhões eram do Governo Federal e o restante do Fecoep. 

“A Seagri precisa encaminhar para o Fecoep projeto alterando os valores de contribuição do fundo para o Programa do Leite. O conselho só aprova projetos encaminhados pelas secretarias do governo”, avalia. 

A deputada ainda apelou para que o PAA seja reestruturado no Estado e considerou o desabastecimento das feiras livres no interior durante a pandemia do coronavírus. Segundo ela, estes espaços deixaram de escoar a produção dos pequenos agricultores. “Há quatro anos estou cobrando do governo do Estado a execução do Programa de Aquisição de Alimentos como política pública, e não tenho qualquer resposta”, avalia.

Já o deputado Marcelo Beltrão, também do MDB, criticou a omissão da Seagri sobre as feiras livres e cobrou um planejamento da secretaria para atender e se aproximar ainda mais da agricultura familiar em Alagoas. 

Da oposição, falou o deputado Davi Maia (DEM). Em resumo, ele disse que o governador tem claros interesses em acabar com o Programa do Leite e massacra os produtores rurais do Estado. “Ele não tem coração e não posso cobrar sensibilidade dele. O que posso fazer é dizer que isto não se trata de ser sensível, mas de um programa de economia, que precisa ser resolvido”.

Veja matéria completa aqui

Compartilhe:

Deixe um comentário