Deputado quer abrir CPI do coronavírus em AL

You are currently viewing Deputado quer abrir CPI do coronavírus em AL

Após apresentar documentos que comprovariam denúncias de nepotismo no Laboratório Central de Alagoas (Lacen), o deputado estadual Davi Maia (DEM) propõs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Coronavírus em Alagoas. Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 3, o deputado afirmou que o caso é grave.

“Agora, definitivamente, posso dizer: todas as denúncias que eu trouxe a esta Casa são verdadeiras. Apresento a prova aos senhores. Nada mais nada menos do que uma confissão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do próprio Lacen”, informou o parlamentar.

De acordo com o documento, que traz uma relação de cargos comissionados, efetivos e contratados (precarizados) apresentado pela gerência do Lacen e aponta filhos, noras, sobrinhos de funcionários do próprio Lacen, além de um parente direto de um dirigente da Sesau, prestam serviços ao órgão.

Na avaliação do parlamentar, a a relação apresentada pelo Lacen, comprovaria a falta de obediência às normas legais. O deputado encaminhou o documento ao Ministério Público Estadual, que abriu uma investigação para apurar a denúncia.

Durante seu discurso na Assembleia Legislativa, Maia disse que o caso é grave e as irregularidades precisam ser resolvidas com urgência pelo Governo. “Pedi diversas informações à Sesau com o intuito de que as irregularidades fossem resolvidas e, ao receber as respostas, vejo que elas confirmaram as denúncias por mim apresentadas”, destacou o deputado, acrescentando que, de acordo com os documentos, existem três famílias que ocupam cargos no Lacen.

“Das 13 denúncias de parentesco apontadas por este parlamentar, a Sesau confirmou, na íntegra, 11 delas. Enquanto duas continuam em investigação. Não faço denúncias sem provas” assegurou Maia.

CPI

Para Davi Maia, a comprovação do nepotismo pode configurar improbidade administrativa dos gestores, conforme estabelece a Constituição Estadual. Diante dos fatos narrados, Davi Maia pediu o apoio dos pares para que seja aberta uma CPI do Coronavírus.

“Nós já temos os fatos determinados do nepotismo, dos precarizados, equipamentos quebrados, da lista de prioridades e dos contratos com sigilos indevidos. O contrato da Bio Mega, empresa de São Paulo que iria fazer os testes rápidos, foi cancelado. Derrubaram o sigilo dele ontem a noite, quando fiz a solicitação”, afirmou.

Veja o documento

Nas redes sociais Davi Maia postou vídeo defendendo a CPI do coronavírus e publicou o documento enviado pelo Lacen. Para acessar acesse aqui o documento

Veja matéria completa aqui

Compartilhe:

Deixe um comentário