Davi Maia debate questão de marisqueiras afetadas pelos impactos do óleo

You are currently viewing Davi Maia debate questão de marisqueiras afetadas pelos impactos do óleo

Considerado patrimônio imaterial de Alagoas em 2014, o sururu é uma importante fonte de renda para milhares de pescadores alagoanos. No entanto, o petróleo que atingiu as praias nordestinas tem diminuído em até 50% a procura pelo produto.

O medo da contaminação dos pescados com o petróleo tem preponderado na decisão de compra dos consumidores, conforme matérias veiculadas na imprensa local.  Muitos pescadores optaram por reduzir o preço, de R$ 10 para até R$ 3, sem muito efeito.

“Um dos grupos mais afetados por esse problema é a Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras, do Vergel do Lago, que esteve em meu gabinete na segunda para conversar e pedir nosso auxílio para tentar diminuir o impacto na renda desses trabalhadores”, explica o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Davi Maia (DEM).

Durante a reunião, as marisqueiras relataram a preocupação que além desse impacto do óleo, venha a atingir o período da baixa de salinidade da lagoa de maio a setembro. Além disso, o parlamentar se comprometeu a incluir a classe na Lei Amigo Trabalhador para destinar recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

Maia também esteve no Ministério da Agricultura em Alagoas, onde reuniu-se com o superintendente, Alay Correia de Amorim, nesta terça-feira (26).

“Tivemos uma conversa muito produtiva, deixamos o superintendente ciente das demandas dessa população e tentaremos também uma reunião com a deputa federal e Ministra da Agricultura, Tereza Cristina”, afirma.

Compartilhe:

Deixe um comentário