Prefeituras têm até dia 13 para enviar documentação para receber recursos do ICMS Verde

You are currently viewing Prefeituras têm até dia 13 para enviar documentação para receber recursos do ICMS Verde

Com o ICMS Verde, municípios terão valor destinado à coleta seletiva

Aprovada ano passado, a nova divisão do ICMS começa a valer em 2021. Dentre a nova divisão, está o ICMS Verde, que destina valores para cidades que cumprirem critérios ambientais, como a implantação de coleta seletiva com cooperativas ou associações de catadores. Para ter acesso ao valor, as prefeituras têm até a próxima terça-feira (13) para enviar os documentos para a Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas (Semarh).

O ICMS é um tributo estadual sobre a movimentação de mercadorias e serviços; 25% do arrecadado é repassado para os municípios de acordo com alguns critérios.

O ICMS Verde determina 3% desse valor para as cidades que cumprirem os requisitos: 1% dividido entre os municípios que possuem área de proteção ambiental; dividido 1% entre os que têm programa de coleta seletiva com associações ou cooperativas de catadores; 0,5% dividido entre os que fizerem e cumprem o plano de saneamento básico e 0,5% dividido entre as cidades que fazem o correto manejo de seus resíduos sólidos.

Autor do ICMS Verde, o deputado estadual Davi Maia acredita que o projeto mudará a política ambiental de Alagoas. “Essa é uma das principais bandeiras do meu mandato. E, vale lembrar, não trata da criação de um novo imposto; e sim, de uma nova divisão do que já existe”.

“Os municípios terão um valor para o Meio Ambiente. A coleta seletiva terá um recurso próprio, a disposição das prefeituras. Os catadores precisam de condições melhores de trabalho e o meio ambiente dos municípios precisa da segregação dos seus resíduos”, concluiu Maia.

Confira a lista completa dos documentos para comprovação dos critérios para recebimento do ICMS Verde: https://www.davimaia.com/wp-content/uploads/2020/10/Documentos-ICMS-Verde.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário