Prorrogado prazo para entrega de documentos do ICMS Verde

You are currently viewing Prorrogado prazo para entrega de documentos do ICMS Verde

Agora, Prefeituras podem enviar documentos até 10 de novembro do presente ano; portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado

A Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas (Semarh) prorrogou o prazo para o envio dos documentos referentes ao ICMS Verde. Agora, as prefeituras têm até o dia 10 de novembro para enviar os dados necessários para receber os valores referentes ao tributo. A portaria também estipula o mesmo prazo para a correção dos municípios que enviaram a documentação no prazo anterior (13 de outubro), mas que não foram aprovados.

O ICMS é um tributo estadual sobre a movimentação de mercadorias e serviços; 25% do arrecadado é repassado para os municípios de acordo com alguns critérios. Aprovada ano passado, a nova divisão do ICMS começa a valer em 2021. Dentre a nova divisão, está o ICMS Verde, que destina valores para cidades que cumprirem critérios ambientais, como a implantação de coleta seletiva com cooperativas ou associações de catadores.

O ICMS Verde determina 3% desse valor para as cidades que cumprirem os requisitos: 1% dividido entre os municípios que possuem área de proteção ambiental; dividido 1% entre os que têm programa de coleta seletiva com associações ou cooperativas de catadores; 0,5% dividido entre os que fizerem e cumprem o plano de saneamento básico e 0,5% dividido entre as cidades que fazem o correto manejo de seus resíduos sólidos.

Autor do ICMS Verde, o deputado estadual Davi Maia acredita que o projeto mudará a política ambiental de Alagoas. “Os municípios contarão com um valor para o Meio Ambiente. A coleta seletiva, por exemplo, terá um recurso próprio, a disposição das prefeituras. Os catadores precisam de condições melhores de trabalho e o meio ambiente dos municípios precisa da segregação dos seus resíduos. Mostrando que o desenvolvimento sustentável é possível e urgente”, concluiu Maia.

Confira a lista completa dos documentos para comprovação dos critérios para recebimento do ICMS Verde: https://www.davimaia.com/wp-content/uploads/2020/10/Documentos-ICMS-Verde.pdf

Compartilhe:

Deixe um comentário